quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dicas de organização


Esse aí é meu armário de bagunças depois que eu expulsei a desorganização dele. Acho até que ele merece outro nome agora, não acham?
Era pra ter uma foto de antes e depois neste post, mas essa que vos escreve esqueceu de fotografar o estado anterior do armário, mas acredite em mim, tava um caos!
Aliás, esse cômodo todo tava um caos! Uso ele pra guardar meus materiais de artesanato, pra fazer meus trabalhos manuais, pra deixar as coisas que não uso muito e não tem lugar certo na casa, e ainda pra hospedar minhas visitas. Com tanta desorganização, não encontrava nada do que precisava, e fiquei sem espaço pra trabalhar, sem falar na vergonha de deixar um hospede dormir nesse chiqueiro - Sem condições! Resolvi gastar um sábado pra cuidar desse cômodo e fiquei bem feliz com o resultado final.
Por mais que eu seja bem preguiçosa, nos últimos tempos acho que fui picada pelo bichinho da organização. Aos poucos mostro o que tenho feito aqui em casa. 
Hoje, vou passar algumas dicas que tem me ajudado na rotina de organização da casa. São dicas simples, nada de muito revolucionário, mas pra mim tem dado tão certo que eu precisava compartilhar com outros desorganizados de carteirinha (de nada!). Se você é desse clube, fique a vontade pra se inspirar nas dicas e finalmente organizar aquela jaula que você chama de quarto rsrs...

Escolha um dia tranquilo e prepare o ambiente
Escolha um dia em que você dispõe de tempo, afinal, organizar um armário, guarda-roupas, ou um cômodo é uma tarefa que toma bastante tempo e não dá pra abandonar no meio. 
Eu prefiro escolher um dia em que não tenho nenhum outro compromisso, porque além de poder dedicar todo dia pra arrumação, quero ter tempo livre pra descansar - organizar cansa!
Deixar o ambiente o mais agradável possível também ajuda, afinal, arrumar o armário é chato, mas arrumar o armário ouvindo Os Novos Baianos e comendo toda sorte de gordices é um pouco mais divertido! Abra a janela para iluminar e arejar o ambiente, escolha um playlist bem animado, e se tiver um amigo que tope passar o sábado te ajudando nessa tarefa, convoque-o prometendo doar um rim caso ele precise (brincadeira! não façam isso!).

♥ Tire tudo do lugar
Pra mim, esse passo é essencial para que eu consiga separar o que deve ser guardado, o que deve ser doado, e o que é lixo mesmo. Desentulhar o ambiente e retirar os excessos fica quase impossível com tudo amontoado.
Não precisa fazer isso de uma vez só para não se cansar, ou se aborrecer e abandonar tudo. Vá aos poucos! Comece por uma gaveta ou prateleira, e caso tenha que para no meio do dia, não terá colocado o armário abaixo se vendo em um mar de objetos.

♥ Limpe
Aproveite esse processo de retirada dos objetos para limpá-los, e também para limpar o local onde eles serão organizados em breve. Não adianta organizar um local sujo e empoeirado.

♥ Agrupe por categoria
Categorizar e organizar seus objetos por grupos vai ajudá-lo a sempre encontrar o que procura, manter o ambiente organizado, e de quebra deixá-lo mais estético. Para isso, lance mão de organizadores, caixas e o que mais puder ajudá-lo nessa tarefa.
Além de aproveitar as prateleiras do armário, eu usei caixas e pastas com etiquetas, e até sacola de nylon e potes de sorvete para separar e organizar os grupos de objetos.

♥ Organize de forma inteligente
Tenha em mente que organização é diferente de arrumação. Quando você arruma um ambiente, tem apenas o objetivo de deixá-lo mais estético, organização tem a ver com funcionalidade, e tornar o dia-a-dia mais prático.
Deixar os objetos de maior uso em locais mais acessíveis e os menos utilizados em prateleiras mais altas, por exemplo, tornará sua organização mais funcional;
Na hora de dispor os objetos em um armário ou gaveta, considere seu tamanho e forma para que consiga visualizar bem todos os itens armazenados no local;
Se livrar de objetos duplicados também o ajudará a ter mais espaço livre tanto para melhor visualização do que possui, quanto para armazenar novos itens.

♥ Deixe um espaço livre
Fica mais fácil visualizar, retirar e recolocar os objetos quando eles não estão amontoados.

♥ Mantenha a organização
A manutenção da organização é mais fácil do que parece, e acredite em mim quando digo isso por que eu estou longe de ser uma Micaela Góes, mas com um pouquinho de disciplina aprendi que basta sempre devolver os objetos para seu lugar ao invés de largá-los em qualquer canto. De inicio a gente precisa se policiar pra guardar tudo em seu lugar, mas com o tempo isso passa a ser tão natural quanto era deixar as coisas jogadas. 
Se sujou, limpe! Se tirou algo do lugar, recoloque tão logo terminar de usar! Se algo não tem mais utilidade, não insista em mantê-lo ocupando um espaço que pode ser usado para guardar outras coisas.

Organização deixará sua casa não só mais bonita, mas também mais funcional, te poupará tempo e espaço, evitará o estresse de não encontrar o que precisa, e principalmente, te trará satisfação por cuidar do seu lar.
Abraços com afeto!

2 comentários:

  1. Amei as dicas. Estou precisando fazer isso urgente, Que preguicinha!

    - Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala isso pra mim que sou a rainha da preguiça? Hahaha... Mas é só até começar, depois a gente se anima e dá tudo certo.

      Excluir

Este espaço é pra você meter a colher! Comente, sugira, critique e pergunte à vontade... Será um gosto saber o que você tem a me dizer.