terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como preparar proteína de soja granulada para substituir carne moída nas receitas


Quando digo que sou vegetariana as pessoas logo me perguntam: "E o que você come?"... A minha resposta é a mais simples possível: "Tudo! Menos carne."
Realmente é possível preparar qualquer receita convencional na versão vegetariana. Sou vegetariana a três anos e nunca deixei de comer feijoada, coxinha, strogonoff e outros pratos tradicionalmente feitos com carne. 
Dá pra preparar diversos pratos utilizando a proteína de soja, e a versão granulada desse ingrediente substitui muito bem carne moída em receitas como pastel, torta, panqueca...
E preparar proteína de soja é muito fácil:


Eu hidrato uma xícara de chá de proteína de soja granulada em meio litro de água quente com um cubinho de caldo de legumes dissolvido. Cinco minutinhos já são suficientes.


Depois de hidratada, é só escorrer a proteína de soja em uma peneira espremendo bem até que ela fique sequinha e macia.  


Proteína de soja hidratada, é só refogar!... Três colheres de sopa de óleo, meia cebola picada e três dentes de alho amassados... E a cozinha fica com aquele cheirinho de refogado que faz a gente lembrar da casa da mãe :)


Acrescente a proteína de soja hidratada ao refogado e tempere como quiser. Eu gosto de temperar com uma colher de sopa de manjericão desidratado, uma colher de sopa de alho em pó, uma colher de chá de curry, e uma colher de chá de páprica picante. Fica ótimo!


Por último, misture duas colheres de sopa de molho de tomate, e tá pronto!


Essa receitinha fácil pode ser base para vários preparos vegetarianos...

Você pode misturá-la ao molho do seu macarrão e ter uma bela macarronada à bolonhesa.
♥ Acrescentando trigo para quibe (ou será kibe?), e uma hortelã picadinha, dá pra fazer quibes deliciosos.
♥ Se misturar um ovo e meia xícara de chá de farinha de rosca, consegue modelar hambúrgueres super saudáveis pro seu lanchinho.
♥ Entre duas camadas de purê de batatas, essa receita vira um escondidinho de raspar o prato.

Mesmo pra quem consome carne, a proteína de soja é uma ótima opção. Além de ser muito mais saudável e livre de gordura, é infinitamente mais barata que a carne, que pelo que dizem por aí está custando os olhos da cara.
Minha dica é quanto à escolha do produto. Escolha sempre uma proteína de soja orgânica e de preferência sem corantes. Alimento transgênico nem pensar!
Abraços com afeto!

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