quinta-feira, 26 de junho de 2014

Balões de lã


Quando comecei a querer decorar minha casa, minha primeira fonte de ideias obviamente foi a pesquisa no Google (me perdoe mundo por ser clichê!), e um dos projetos DIY que mais vi rolando em blogs de decoração mundo a fora foi esse tal balão de lã. Logo me animei pra fazer também, mas minha empolgação com a facilidade desse projetinho definhou junto com minha primeira tentativa frustrada! 
Vi tantos passo-a-passo, e em todos parecia tão fácil, mas fazer um fio de lã tomar forma de uma bola estruturada começou a ficar mais difícil do que parecia :(
Como eu sou brasileira - e geminiana teimosa - e não desisto nunca (ou pelo menos enquanto ainda tiver lã e cola pra gastar), pesquisei um poupo mais, fiz mais algumas tentativas, e finalmente consegui reproduzir a minha versão de balões de lã pra pendurar perto da janela como eu queria.
Agora, pra fazer valer a pena todas as tentativas frustradas, e novelos de lãs jogados no lixo, reuni todas as dicas que achei importantes para o negócio dar certo, e tudo o que não fazer para você não ficar com vontade de chorar quando estourar o balão e a lã se transformar em um ninho de pardal - nem preciso dizer que isso aconteceu comigo né?
Então sem mais chororôs, vamos ao que interessa...


Parafraseando as apresentadoras de programas de culinária - para esta receita você vai precisar de:

♥ Balões;
♥ Lã;
♥ Cola branca;
♥ Amido de milho;
♥ Vaselina;
♥ Tesoura.

Comece enchendo o balão do tamanho que deseja, mas não encha muito pois ele pode estourar durante o processo e você vai ficar puto muito bravo! Se não encontrar balões redondos como eu, você pode apoiá-los sob um pesinho leve por algum tempo para ele tomar uma forma mais arredondada. Na foto abaixo, eu apoiei uma almofada velha sobre o balão por umas 2 horas. 
Depois disso unte todo o balão com bastante vaselina.


Enquanto isso, prepare a mistura em que você irá mergulhar a lã para "engomá-la":
Misture meio copo de água, 1 copo de amido de milho e 2 copos de cola branca. 
A lã deve ficar completamente embebida por essa mistura.


Sem medo de fazer sujeira - por que faz mesmo! - enrole a lã molhada na cola, em volta do balão de maneira aleatória e sem apertar. 
Você determina o quanto quer enrolar, mas saiba que quanto mais voltas você der, mais firme ficará seu balão.


Depois de muita paciência e cola até pelos cabelos, seus balões ficarão iguais aos da foto aqui em baixo. Coloque-os para secar no varal, mas não me cometa a besteira de deixar no sol. Conheço uma garota que fez isso (eu), e o balão estourou antes da cola secar. Resultado: ninho de pardal :(


A cola seca completamente depois de 24 horas, aí é só estourar o balão e pronto!
Além da lã, você também consegue fazer com linha de crochê ou com barbante, mas notei que quanto mais fofo for o fio, mais cola ele absorve e fica mais durinho;
Também vi quem fizesse o mesmo processo utilizando bolas de vinil, aquelas de criança, sabe? Essas são bem legais para quem quer reproduzir a brincadeira em tamanho maior;
Não aconselho que escolha lãs com cores muito escuras como preto ou marrom, por que podem ficar um pouco esbranquiçadas com a cola, e o resultado não fica bonito.
Você pode pendurar os balões no teto com fio de nylon como eu fiz, ou fazer uma luminária pendente. Já viu a infinidade de ideias de decoração com esses balões no Pinterest? Dá uma olhada!
Quem fizer mostra pra gente, combinado?
Abraços com afeto!

4 comentários:

  1. Super criativo. Obrigada!

    Vivian ⚜

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu fiz com lã antes de ver seu post e aconteceu isso tudo comigo...virava sempre um ninho...mas eu não tinha adicionado a maisena....agora me animei pq ainda tenho as lãs . Obrigada me ajudou muito já estava achando q não dava pra fazer com lãs .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por ter ajudado, Andrea! Depois me conta o resultado, querida ;)
      Um abraco!

      Excluir

Este espaço é pra você meter a colher! Comente, sugira, critique e pergunte à vontade... Será um gosto saber o que você tem a me dizer.