sábado, 31 de maio de 2014

Receitinha vegetariana


Pra mim, fazer da casa um lar vai além de decoração, limpeza e organização... Casa tem que ter cheiro, tem que ter som! Tem que ter tapete quentinho no quarto, flores perfumadas na janela, som de radio com música antiga pela manhã, e cheirinho de comida gostosa na cozinha. 
Acho que por isso que junto com minha empolgação por decorar a casa, me despertei pra outras coisas que também fazem parte dela... Tenho gostado demais de cozinhar! Mesmo morando sozinha, faço questão de preparar uma refeição gostosa e colocar a mesa bem bonita só para mim.
Tenho feito tantas coisinhas gostosas, que resolvi compartilhar aqui no blog, também as minhas receitinhas vegetarianas, para quem assim como eu não come carne e às vezes tem dificuldade em encontrar boas receitas, ou pra quem curte uma comidinha saudável e rapidinha.
Pra inaugurar, escolhi uma receita simples, mas que todo mundo que prova adora! Ela é uma das minhas favoritas por que é facilinha de fazer, tipo receita pra quando chega "visita" de última hora:
Petiscos crocantes feitos com pão tipo tortilha (Rap10), e uma guacamole bem temperada. E a receita é baratinha, olha só os ingredientes:


Petiscos de alho:

♥ 4 unidades de pão tipo tortilha (Rap10);
♥ 2 dentes de alho amassados;
♥ 6 colheres de sopa de azeite;
♥ 1 colher de sopa de cheiro verde bem picado (também fica bom com manjericão);
♥ Sal a gosto.

Guacamole:

♥ 1 abacate maduro, sem casca e sem caroço, amassado;
♥ 3 dentes de alho amassados (se você não gosta muito de alho, pode colocar só um);
♥ 1 cebola média picada;
♥ 2 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados;
♥ 1 xícara de chá de cheiro verde picado (também pode ser coentro);
♥ Suco de 1 limão;
♥ Pimenta a gosto (eu gosto com muuuuuita!).


Fazer esses petiscos é mole, mole! 
1. misture o alho, o azeite, o cheiro verde e o sal, e passe essa misturinha em toda tortilha;
2. Corte a tortilha em 8 partes, como uma pizza;
3. Distribua essas fatias em uma forma (não precisa untar), e asse em forno a 180° por uns 10 minutos (esse tempo pode variar de acordo com seu forno, então nada colocar os petiscos no forno e ir assistir a novela viu?);
4. Pra preparar a guacamole você só precisa misturar todos os ingredientes. Fácil né?

Encontrei as duas receitas no blog Presunto vegetariano que, aliás, tem ótimas receitas vegetarianas e veganas.
A guacamole comecei a fazer há pouco tempo por que meu namorado adora, mas esses petiscos já faço a um tempão (tem gente que já os chama de Doritos caseiro)! Ele também fica ótimo pra comer com patê, com maionese temperada, e até purinho pra quem gosta de um petisquinho salgado pra acompanhar a cervejinha.
Aqui no Brasil, estamos acostumados a usar o abacate só em preparos doces, mas ele é uma fruta com sabor neutro e com bastante gordura, e fica ótimo em receitas salgadas! 
Aproveite que estamos na época de abacate e que eles estão baratissimos na feira \o/ 
Abraços com afeto!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

4 ideias para reaproveitar garrafas de vidro na decoração


Essa é pra quem coleciona garrafas de vidro por que não consegue joga-las fora, e depois não tem ideia do que fazer com elas (tipo eu rsrs)... Bora colocá-las na decoração?
Separei 4 ideias bem simples, com materiais que normalmente sobram de outros trabalhos, e que podemos reaproveitá-los junto com as garrafas:

1. Com lã:


Se além de coleção de garrafas você também guarda restos de lã, junta tudo e faz aquela garrafa de vinho virar peça de decoração.
É só passar cola branca aos poucos, e ir enrolando o fio ao redor da garrafa até completá-la com lã. Fácil até! 
Pra proteger, passei uma camadinha de verniz para tela.
...Ahh, também fica lindo com barbante cru!

2. Com tinta spray:


Parece fácil? E é mesmo! É só forrar a mesa com jornal, colocar a peça em cima e tsiiiiii...
Vale obedecer às instruções do fabricante, que sim, fazem toda diferença para um bom acabamento:
♥ Agite bem a lata antes e durante o uso para homogeneização do produto;
♥ Mantenha o jato de tinta a uns 15 centímetros da peça;
♥ Aplique em movimentos constantes e uniformes, nada de ficar parado no mesmo lugar;
♥ E por favor, controle a ansiedade e não tente pintar de uma vez só! Faça camadas finas e vá reaplicando conforme necessário, deixando secar entre cada demão.
Esqueci de fotografar como essa garrafa era antes (sorry), mas ela estava toda manchada da pintura anterior. Achei que a tinta spray cobriu muito bem todas as imperfeições, e eu consegui esse efeito com apenas 2 demãos.

3. Com contact:


Outra coisa que a gente não consegue jogar fora de jeito nenhum são retalhos de contact. Tô mentindo? Então vamo botar esse contact pra render...
Dá pra criar uma estampa de poá muito fofa com bolinhas de contact feitas no perfurador de papel. É só perfurar o contact um montão de vezes, e você terá uma porção de adesivos de bolinhas, aí é só colar na peça com um pouquinho de carinho e pronto!
Dica: Perfure o contact com o lado colorido virado para os pinos perfuradores do perfurador de papel (para cima, igual na foto). Se perfurar do lado do papel que protege a parte colante, ele se desprende do contact, e as bolinhas grudam umas nas outras... Melhor não!

4. Com tinta:


E eu disse tinta! Não falei tinta acrílica, tinta esmalte ou qualquer outra específica. Isso por que essa técnica dá certo com qualquer tinta (qualquer mesmo! Essa amarela eu fiz com tinta de tecido).
Pelas fotos já deu pra sacar como faz né? Encha a garrafa com um pouquinho de tinta, movimente-a de forma que a tinta escorra por toda garrafa colorindo-a completamente, e vire-a sobre um recipiente descartável para que o excesso de tinta escorra, daí é só deixar secar.
 E se você é igual a mim e também não tem coragem de jogar garrafinhas de leite de coco fora por que elas são lindinhas por demais, clica nessa imagem aqui em baixo e dá uma olhada no pingente que eu fiz pra minha cortina usando essa fofura:

Abraços com afeto!

domingo, 11 de maio de 2014

O que aprendi com minha mãe...


Dia das mães é aquela época em que a gente cria vergonha na cara, e se lembra de agradecer nossas heroínas por toda dedicação e amor que nos é dado a vida toda.
Eu sou uma sortuda! Tenho a mãe mais maluca e divertida de todos! Ela é a alegria em pessoa, e me ensinou a levar a vida sempre com bom humor... 
Mãezinha, obrigada por me ensinar a ser feliz, e por todas as pequenas coisas que me ensinou...

... Obrigada por me ensinar a ser organizada:
"_ Joyce, vai limpar aquele quarto agora! Tá parecendo um chiqueiro!"

... Obrigada por me ensinar a ser pontual:
"_ Eu não quero saber! Quero você em casa antes das 22h00!"

... Obrigada por me ensinar a me vestir:
"_ Pode tirar essa roupa agora! Você não vai sair de casa com essa saia... Até parece que não tem mãe!"

... Obrigada por me ensinar a apreciar música:
"_ Abaixa o volume desse som menina! Você não é surda!"

... Obrigada por me ensinar a me alimentar bem:
"_ Se não tá com fome pra comer salada, não tá com fome pra comer sobremesa!"

... Obrigada por me ensinar a ser sustentável:
"_ Joyce, sai desse chuveiro! Vai morar no banheiro agora?"

... Obrigada por me ensinar a fazer boas escolhas:
"_ Desgruda um pouco dessa televisão e vai ler um livro."

Fiz essa brincadeira com todas as broncas que você me dava, por que sempre reclamei muito de ouvi-las, mas hoje, te agradeço por cada puxão de orelha!  Todas as suas broncas, conselhos e ensinamentos me construíram como pessoa, e me tornaram o que sou hoje (modéstia à parte a senhora fez um ótimo trabalho dona Nice).
Muito obrigada por ser tão especial e maravilhosa, por me amar, respeitar e me aceitar do jeitinho que sou (maluquinha igual a você). Eu te amo!
Feliz dia das mães!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Decoração com fita isolante

...Como transformei minha porta de entrada em 1, 2, e pronto!...

1...
2...
...E pronto!


Faz tempo que olho pra essa porta e a acho muito apática para o ambiente. Cheguei a pensar em pintá-la, mas acabei mudando de ideia por que... Por que sim!
Transformá-la utilizando só fita isolante rendeu o resultado que eu queria, e eu fiz tudo em uma tarde gastando apenas 10 dinheiros :)
E dá pra usar a fita isolante pra decorar um mundo de coisas, quer ver?


Fiquei atazanada pra fazer essas janelas!
Se quiser botar cor na brincadeira, também dá pra fazer com washi tape, durex colorido ou mesmo tiras de contact. A fita isolante também pode ser encontrada em algumas cores além do preto, mas honestamente não gosto muito delas.
Pra quem quiser mais ideias pra sair colando fita isolante pela casa, aqui tem um link com sugestões bem legais do blog  A casa que a minha vó queria.
Abraços com afeto!