sábado, 31 de maio de 2014

Receitinha vegetariana


Pra mim, fazer da casa um lar vai além de decoração, limpeza e organização... Casa tem que ter cheiro, tem que ter som! Tem que ter tapete quentinho no quarto, flores perfumadas na janela, som de radio com música antiga pela manhã, e cheirinho de comida gostosa na cozinha. 
Acho que por isso que junto com minha empolgação por decorar a casa, me despertei pra outras coisas que também fazem parte dela... Tenho gostado demais de cozinhar! Mesmo morando sozinha, faço questão de preparar uma refeição gostosa e colocar a mesa bem bonita só para mim.
Tenho feito tantas coisinhas gostosas, que resolvi compartilhar aqui no blog, também as minhas receitinhas vegetarianas, para quem assim como eu não come carne e às vezes tem dificuldade em encontrar boas receitas, ou pra quem curte uma comidinha saudável e rapidinha.
Pra inaugurar, escolhi uma receita simples, mas que todo mundo que prova adora! Ela é uma das minhas favoritas por que é facilinha de fazer, tipo receita pra quando chega "visita" de última hora:
Petiscos crocantes feitos com pão tipo tortilha (Rap10), e uma guacamole bem temperada. E a receita é baratinha, olha só os ingredientes:


Petiscos de alho:

♥ 4 unidades de pão tipo tortilha (Rap10);
♥ 2 dentes de alho amassados;
♥ 6 colheres de sopa de azeite;
♥ 1 colher de sopa de cheiro verde bem picado (também fica bom com manjericão);
♥ Sal a gosto.

Guacamole:

♥ 1 abacate maduro, sem casca e sem caroço, amassado;
♥ 3 dentes de alho amassados (se você não gosta muito de alho, pode colocar só um);
♥ 1 cebola média picada;
♥ 2 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados;
♥ 1 xícara de chá de cheiro verde picado (também pode ser coentro);
♥ Suco de 1 limão;
♥ Pimenta a gosto (eu gosto com muuuuuita!).


Fazer esses petiscos é mole, mole! 
1. misture o alho, o azeite, o cheiro verde e o sal, e passe essa misturinha em toda tortilha;
2. Corte a tortilha em 8 partes, como uma pizza;
3. Distribua essas fatias em uma forma (não precisa untar), e asse em forno a 180° por uns 10 minutos (esse tempo pode variar de acordo com seu forno, então nada colocar os petiscos no forno e ir assistir a novela viu?);
4. Pra preparar a guacamole você só precisa misturar todos os ingredientes. Fácil né?

Encontrei as duas receitas no blog Presunto vegetariano que, aliás, tem ótimas receitas vegetarianas e veganas.
A guacamole comecei a fazer há pouco tempo por que meu namorado adora, mas esses petiscos já faço a um tempão (tem gente que já os chama de Doritos caseiro)! Ele também fica ótimo pra comer com patê, com maionese temperada, e até purinho pra quem gosta de um petisquinho salgado pra acompanhar a cervejinha.
Aqui no Brasil, estamos acostumados a usar o abacate só em preparos doces, mas ele é uma fruta com sabor neutro e com bastante gordura, e fica ótimo em receitas salgadas! 
Aproveite que estamos na época de abacate e que eles estão baratissimos na feira \o/ 
Abraços com afeto!

2 comentários:

Este espaço é pra você meter a colher! Comente, sugira, critique e pergunte à vontade... Será um gosto saber o que você tem a me dizer.