Strogonoff sempre foi um dos meus pratos favoritos, foi a primeira receita que a minha mãe adaptou pra mim quando deixei de comer carne, e é o prato que sempre preparo para os meus amigos não vegetarianos.
Como eu não sou baú de noiva pra ficar guardando coisa boa, claro que eu te conto como eu preparo minha versão vegetariana dessa receita pra lá de boa. Garanto para os onívoros de plantão que essa versão não fica devendo em nada para a receita tradicional feita com carne.
Pra preparar essa comidinha de Domingo você vai precisar de:
♥ 1 xícara e meia de proteína texturizada de soja grossa;
♥ 1 tablete de caldo de legumes;
♥ 3 colheres de sopa de manteiga;
♥ 1 cebola média picada;
♥ 3 dentes de alho amassados;
♥ 1 lata de creme de leite sem soro;
♥ ¹/3 de xícara de molho de tomate;
♥ 50 gramas de champignons picados;
♥ Sal e pimenta à gosto (eu também tempero com meia colher de chá de curry, mas fica à seu gosto colocá-lo ou não).
Comece lavando bem a proteína de soja, e depois hidratando-a em meio litro de água quente temperada com o tablete de caldo de legumes (dissolva-o completamente antes de acrescentar a proteína de soja à água quente). Assim que estiver macia, escorra e esprema bem a proteína de soja, e reserve-a.
Em uma panela, derreta a manteiga, e refogue a cebola e o alho. Acrescente a proteína de soja escorrida e os temperos, e refogue ligeiramente. Junte o molho de tomate, os champignons e finalize com o creme de leite.
Para uma versão vegana dessa receita, substitua a manteiga por um óleo vegetal de sua preferência, e o creme de leite por creme de soja ou leite de coco.
Depois de pronto, é só caprichar num arroz bem soltinho e se jogar na batata palha (adooooro!).
Abraços com afeto!