Gastar um pouquinho do seu tempo de folga pra deixar seu guarda roupa mais organizado e funcional, vai lhe fazer poupar tempo nos seus dias úteis e deixar seu dia-a-dia mais prático. É uma troca que vale a pena, eu prometo!
Pra inspirar a galera da preguiça (eu tô nessa turma! hahaha), e te incentivar a separar pelo menos um diazinho do feriado pra pôr ordem na bagunça, vou compartilhar a organização que fiz por essas bandas...
♥ Comecei tirando todas as peças do guarda roupa pra separar o que não me servia mais e poderia ser doado, o que estava sujo e precisava de um banho, e o que precisaria de ajuste ou conserto.
♥ Aproveitei o guarda roupa vazio, e dei aquela limpada no bichinho... Aff, quanta poeira!
♥ Antes de recolocar as roupas no guarda roupa, me certifiquei de que tudo que estava voltando para lá seria realmente usado, ou seja, nada de guardar peça que é só de estimação ou que não me serve mais. E que tudo estava limpinho e passadinho.
♥ Organizei minhas peças por tipo e frequência de uso, aproveitando bem o espaço do guarda roupa:
1. Aproveitei a parte com maior espaço no guarda roupa pra guardar vestidos e calças, que são peças mais longas, e os organizei por tipo de peça. Por exemplo: calças jeans, alfaiataria, legging... Vestidos do dia-a-dia, vestidos de noite...
2. As peças mais curtas também foram organizadas por tipo, mas também levei em consideração a frequência de uso. Como estamos no verão, deixei os casacos, blazers e jaquetas no fundo do guarda roupa, camisas de manga comprida e roupa de trabalho no meio, e à frente as peças mais leves e de manga curta.
Nas gavetas, guardei as peças que não amassam...
3,4. Camisetas de algodão, blusinhas de malha e pijamas foram dobrados em rolinhos pra economizar espaço e melhor visualização. Como shorts ocupam pouco espaço, apenas os dobrei e empilhei.
5. Para não deformar suéteres e cardigans de lã, dobrei-os de maneira simples e os empilhei. Uma boa dica é guardar essas peças pelo avesso para evitar bolinhas e pelos.
6. As lingeries e meias foram organizadas por cor. Gosto de guardar os soutiens sem dobrar para não deformar o bojo.
Os sapatos foram organizados em caixas empilhadas pra aproveitar melhor as prateleiras do guarda roupa.
Fiz um post sobre organização de sapatos onde mostro como os arrumei, e sobre essas caixas transparentes que são uma mão na roda! Clica aqui e dá uma olhada.
Mesmo depois de tudo arrumadinho, meu guarda roupa pequena não tinha espaço sobrando pra guardar meus acessórios e cosméticos. Resolvi o problema instalando no quarto uma prateleira simples, dessas vendidas em lojas de construção e reforma. Aproveitei até os suportes da prateleira pra pendurar tiaras, colares e cintos:
Pra ajudar a organizar tudo, investi em caixas organizadoras, e agora cada coisa tem seu lugar:
Dá um pouquinho de trabalho, mas depois de tudo arrumadinho dá um puta orgulho o maior orgulho! Agora é só manter a organização!
Então, se não tiver nenhum programa legal pra esse feriado, nada de ficar jogado no sofá curtindo desânimo hein! Coloca a preguiça numa sacola e bota ordem no acampamento!
Se precisar de mais dicas legais pra te ajudar nessa tarefa, tô deixando dois links (aqui e aqui) com ideias bem bacanas que vão te ajudar a simplificar sua organização.
Abraços com afeto!