quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Quadrinhos de bastidor


Sempre me encantei com quadrinhos feitos com bastidor! Além da estética super bonita pra uma decoração criativa, acho que eles remetem a essa coisa de paixão por artesanato que a gente cultiva por aqui, afinal, originalmente bastidores são usados para bordado à mão.
Inspirada nas obras da artista Jenny Hart, fiz um quadrinho bordado com ponto atrás, com uma ilustração que remete à figura de tatuagem - outra paixão que cultivo.
Pra compor um trio de quadrinhos com essa carinha de artesanato, de coisinha feita à mão, criei um quadrinho com toalhinha de crochê, e outro com tecidinho de patchwork.
Quer ver como eu fiz?


Pra começar o quadrinho bordado, escolhi um desenho da internet mesmo, e o transferi para um tecido de algodão cru usando carbono para tecido. Gosto do carbono amarelo por que ele não mancha o tecido, e sai facinho.


A vantagem e desvantagem do carbono amarelo, é que seu risco sai com bastante facilidade. Como esse tipo de trabalho não dá pra terminar em um só dia, reforcei todo risco com um lápis pra garantir que o desenho permaneceria no tecido até terminar todo bordado. 


Com o desenho riscado no tecido, já o posicionei no bastidor e comecei a bordar contornando o desenho com ponto atrás. 
Pra bordar, usei linha pra bordado de algodão (dessas de meada, sabe?) com 1 fio na agulha.
O bordado com ponto atrás é o mais fácil de todos! Nada mais é que uma sequência de pontos retos bem juntinhos. Se você não tem ideia de como faz, clica aqui e dá uma olhada em um passo-a-passo bem explicadinho.


Ah, já vou logo avisando que esse é um trabalhinho pra fazer sem pressa, com bastante cuidado e carinho. Demora um pouquinho, mas depois de pronto dá um orgulho danado!
Bordado pronto, é só cortar o excesso de tecido pra fazer o acabamento...


...E pra fazer o acabamento é só dobrar uma bainha na sobra de tecido, alinhavando com linha de costura deixando-a bem esticadinha. O tecido fica franzidinho como um fuxico no avesso do quadrinho.
Se preferir, também pode cortar toda sobra de tecido rente ao bastidor.
Para o quadrinho com tecidinho floral, apenas coloquei-o no bastidor e fiz esse processo de acabamento.


Pra proteger o bordado, impermeabilizei todo tecido com uma misturinha feita com 1 parte de cola branca, e 1 parte de água. O bordado é delicado então tem que aplicar com um pincel bem macio, certo?


O quadrinho com toalhinha de crochê foi feito com uma toalhinha antiga que eu "roubei" da casa da minha mãe.
Como o a toalhinha de crochê é mais grossinha, não dá pra encaixá-la no bastidor. O melhor jeito de prendê-la ao bastidor é costurando em toda volta com um fio bem firme como barbante.
Depois de tudo pronto, bati uns preguinhos na parede da sala, e lá expus meus quadrinhos cheios de amor pra quem quiser ver!
Como já contei em um post anterior, estou preenchendo a parede da sala, e como eu tenho no corpo a entidade do faça você mesmo, pode contar que vem mais coisas por aí...
Abraços com afeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é pra você meter a colher! Comente, sugira, critique e pergunte à vontade... Será um gosto saber o que você tem a me dizer.